domingo, 13 de novembro de 2011

Águas Dançantes de Orlando Orfei na estrada

por David Avelar
O número que encantou o mundo, as Águas Dançantes de Orlando Orfei, na interpretação da Cavalaria Ligeira, de Franz Von Suppê, já estão a caminho do Circo do Tititi, que estreiou em Bento Gonçalves nesta sexta feira (11). Depois de uma revisão de 3 semanas, realizada nas oficinas de Nova Iguaçu, pelos técnicos David Avelar (60) e António Moura (59), que acompanham Orfei há 37 anos e pelos assistentes Carlinhos e Adilson de Mesquita. Esta é a sétima reforma, efetuada por nós em 37 anos. As águas dançantes inventadas por Otto Przystawik em 1930, que encantaram gerações, vão continuar sua missão de levar alegrias às famílias que freqüentam os circos. Agora interpretadas por seu filho Mário Orfei (60) que assim como o pai é músico violonista e sabe como ninguém extrair das notas musicais de Von Suppê e sua Cavalaria, todas as nuances de um grande espetáculo.
- Foi um caso de amor à primeira vista, Após a guerra assisti a uma apresentação e logo imaginei a música certa, para interpretar. Lembrei que a paguei em duas semanas de folha. Foi um grande negócio, lembra Orfei (91). Agora sabemos que mais do que uma transação de compra, foi o casamento prefeito para o número, que durante 60 anos encerrou o espetáculo do Circo Orlando Orfei.
Se você não se lembra, disponibilizamos dois links no You Tube.

Orlando Orfei em 2006

Otto Przistawik, o inventor. Stuttgart, Alemanha 1930
Mário Orfei  que segue a tradição.
Segunda reforma no Brasil em 1978. O jovem Antonio Moura.


O assistente Carlinhos na limpeza de 3.000 bicos
O eletricista Adilson de Mesquita. Duas reformas.

Reforma de 2006. Anderson e António Moura.

Reforma de 2006. David Avelar

Implantação do sistema aéreo de iluminação. 30 kwatts. 1 tonelada.

Bombas originais Bauchnet, de 1930. 1.8 hp, 380 volts. Contrôle dos motôres assincronos, por rotor em curto

As Águas Dançantes estão sendo transportadas pelo companheiro Chapéu, que está na companhia há mais de 30 anos. Excelente camioneiro, grande pai e grande amigo. Boa Viagem! (in memoriam)

4 comentários:

  1. AS AGUAS DANCANTES QUE OPORTUNIDAD TUBE DE MANEJARLAS EN VARIAS OCACIONES EN EL CIRCO ORFEI , LE AGRADEZCO A EL SENOR ORLANDO ORFEI POR ENSENARME TANTAS COSAS , DIOS LO BENDIGA .JUAN CARLOS LUCES .

    ResponderExcluir
  2. OI DAVID, PENA QUE ME PAI NAO ESTEJA MAIS CONOSCO...FALTA SUA FOTO, ADORAVA LE FONTANE DANZANTI...
    UM ABRAçO. LILIANA SOLI

    ResponderExcluir
  3. Quando que o circo de vçs vem para Ponta Grossa - Pr....???

    ResponderExcluir
  4. Quando que o circo de vçs vem para Ponta Grossa - Pr....???

    ResponderExcluir