domingo, 2 de agosto de 2015

NOTA DE FALECIMENTO


Orlando Orfei faleceu neste sábado 01-08-2015 às 22:50h.
Internado desde quinta feira 16, no HSCOR de Duque de Caxias, vitima de uma
pneumonia, Orfei que completou 95 anos no dia 8 de julho.
Orlando Orfei nasceu no dia 8 de julho de 1920, em Riva Del Garda, comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, hoje com cerca de 15.246 habitantes.
Suas primeiras apresentações como palhacinho aos 6 anos era retirado da calça bufante do irmão como se fosse um boneco.

          Decidiu vir ao Brasil fazer uma temporada do Festival Mundial do Circo, no Maracanãzinho em abril de 1968. Apaixonou-se pelo país e sua gente e decidiu ficar. Com a ajuda dos amigos, monta o Circo Nazionale D’Itália Orlando Orfei.

            Estreia na Praça Princesa Isabel, centro de São Paulo em junho de 1969. Foi um sucesso total.
Segundo dia da estreia do Circo Orlando Orfei na Praça da República - SP, em 1969
 
       Em 1972, decide importar brinquedos de última geração e funda o Tivoli Park, num terreno cedido pelo governador do Estado da Guanabara, Chagas Freitas.

             
Ainda nesse ano decide procurar uma base para a implantação da sede latino-americana para as duas empresas. E escolhe Nova Iguaçu, por estar no eixo Rio São Paulo e perto do Tivoli Park. 

      Vitima de um AVC em Guayaquil, Equador, conseguiu recuperação total, chegando a trabalhar com os seus leões até ao final do milênio.

Em 2002 vem morar definitivamente em Nova Iguaçu.

Passou os últimos 20 anos ao lado da família e amigos, numa casa, no Bairro da Prata em Nova Iguaçu. Orfei sofria de Alzheimer, mas  estava sempre bem disposto e quando perguntavam para ele como estava a saúde sempre respondia – A saúde vai bem.

  Orfei coleciona uma série de homenagens. Foi recebido pelos Papas, Pio XII, Paulo XVI e João Paulo II. Mas foi o Papa João XXIII, que ao recebê-lo 5 vezes disse-lhe, - Orlando, o teu trabalho é um apostolado de paz, continua a levar ao mundo, alegria às famílias cristãs. Foi condecorado pelo Governo Italiano como Cavalheiro Oficial da República. No Rio de Janeiro, São Paulo e Goiânia, é cidadão honorário. Recebeu o titulo de Cidadão Carioca pelo município do Rio de Janeiro e de Cidadão Iguaçuano, por Nova Iguaçu em 2010.
Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, da Cultura, em 2012. mas a maior das homenagens acontece pelas redes sociais, através de seus fãs, que nunca esquecem de suas maiores contribuições para a diversão dos  brasileiros: o Tivoli Park e o Circo Orlando Orfei.

Orlando deixa seis filhos, treze netos e seis bisnetos. O corpo do artista será velado nesta segunda-feira (3), a partir das 14h, no Cemitério Jardim da Saudade de Mesquita. O enterro será na terça-feira (4), no mesmo cemitério.

Noticias:


Nenhum comentário:

Postar um comentário