segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ORLANDO ORFEI RECEBE A INSIGNIA DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

Por David Avelar
                Orlando Orfei foi agraciado com a condecoração, Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, em cerimonia realizada no palácio do Planalto, em Brasilia, segunda dia 5, às 11h, entregue pela presidente Dilma Rousseff, com a presença da ministra da cultura Marta Suplicy, do presidente do Senado José Sarney e do ministro da educação Aloísio Mercadante.
                 Orfei foi recebido no aeroporto Juscelino Kubitschek, por assessores da assessoria de imprensa da OMC (Ordem do Mérito da Cultura 2012), e foi conduzido para o hotel Kubitschek Plaza. 
            Um dos mais aplaudidos, Orfei e sua esposa Herta, receberam do presidente da República, a mais alta honraria da cultura brasileira.
                    - "Ao condecorar Orlando Orfei prestamos um tributo às nossas raízes" - disse Dilma em seu discurso.

              À noite, Dilma recebeu os homenageados, acompanhantes e autoridades, para um coquetel no palácio da Alvorada. Debaixo de forte chuva, aproximadamente 120 pessoas compareceram ao evento. Num clima de total descontração, Dilma conversou com todos os presentes e foi homenageada com apresentação do cantor   Nivaldo Expedito de Carvalho, o Chambinho,  que interpreta  Luiz Gonzaga, no filme, "de pai para filho". 
Veja mais sobre o artista



  Vídeo Clip da Cerimônia



Dilma discursa durante entrega da Ordem do Mérito Cultural 2012



Vídeo da entrega das insignias da Ordem do Mérito Cultural 2012



Algumas matérias

Portal do Planalto

Ordem do Mérito Cultural
Este ano, 41 personalidades foram homenageadas pelo Ministério da Cultura

BLOG DO PLANALTO

LISTA COMPLETA DOS AGRACIADOS E SUAS CATEGORIAS

JORNAL O GLOBO.

BLOG DE SYDNEY REZENDE

PORTAL DA JOVEM PAN

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

PORTAL TERRA

JORNAL DE HOJE - COLUNA VIP - CLÁUDIO MOURA

JORNAL DE HOJE 




Um pouco de sua vida
         Orlando Orfei nasceu no dia 8 de julho de 1920, em Riva Del Garda, comuna italiana da região do Trentino-Alto Ádige, província de Trento, hoje com cerca de 15.246 habitantes. 
         Suas primeiras apresentações como palhacinho aos 6 anos era retirado da calça bufante do irmão como se fosse um boneco.
          Decidiu vir ao Brasil fazer uma temporada no Maracanãzinho em 1969. Apaixonou-se pelo país e sua gente e decidiu ficar. Com a ajuda dos amigos, monta o Circo Nazionale D’Itália Orlando Orfei.
        Estreia na Praça Princesa Isabel, centro de São Paulo em junho de 1969. Foi um sucesso total. 
       Em 1972, decide importar brinquedos de última geração e funda o Tivoli Park, num terreno cedido pelo governador do Estado da Guanabara, Chagas Freitas.
             Ainda nesse ano decide procurar uma base para a implantação da sede latino-americana para as duas empresas. E escolheu Nova Iguaçu, por estar no eixo Rio São Paulo e perto do Tivoli Park. 
      Vitima de um AVC em Guayaquil, Equador, conseguiu recuperação total, chegando a trabalhar com os seus leões até ao final do milênio, Em 2002 vem morar definitivamente em Nova Iguaçu.
        O circo encerrou suas atividades em 2008, depois de uma turnê de 16 anos pela América Latina. O principal motivo: uma lei que proibia animais no circo. O tradicional circo Orlando Orfei tinha 7 dos 12 números, com animais que eram sua principal atração, junto com as Águas Dançantes. Leiam o editorial de Orfei em:
Revista do Circo

Títulos

  • 1959 - Cavaleiro Oficial da República Italiana
  • 1975 - Cidadão Carioca
  • 1978 - Cidadão Goiano
  • 2010 - Cidadão Iguaçuano
  • 2012 - Grã-Cruz do Mérito Cultural



Agradecimento

Em nome de Orlando Orfei e família, queria agradecer o carinho e a organização que nos foi dispensada pela equipe da assessoria de comunicação do Ministério da Cultura. Thiago Andrade, Ediney,  Lucas, Carla e ao Beto motorista. Ao ministro chefe do cerimonial da Presidência da República Renato Mosca , Igor. a secretária da Presidência  Deise Ramos. Ao fotógrafo oficial Roberto Stuckert Filho. Aos funcionários da Avianca do Brasil, da Tam e da rede Plaza.
Aos demais membros das assessorias. Agradecimentos especiais ao Senador José Sarney, a Ministra da Cultura Marta Suplicy, ao Ministro da Educação Aloiso Mercadante e em especial a Presidente Dilma Rousseff.
Mural de fotos







Mais fotos
Veja mais no FaceBook
Orlando Orfei

Aos amigos da Comunicação.
- Orlando Orfei agradece à mídia (televisões, rádios, jornais, revistas, portais da Internet) e seus jornalistas, que com muito carinho, divulgaram esta homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário