terça-feira, 19 de novembro de 2013

Documentário da vida de Orlando Orfei, pré-estreia neste dia 24 no Unicirco Marcos Frota.

Por David Avelar
Cartaz do documentário
O documentário de "Orlando Orfei, o homem do circo vivo" Será exibido pela primeira vez. A avant-première para convidados, no Unicirco Marcos Frota, na Quinta da Boa Vista, Rio de Janeiro, dia 24 de novembro, às 17h, vai reunir, família, circenses, todas as mídias e amigos do homem que dedicou sua vida a inovar o circo moderno. O documentário dirigido por Sylas Andrade, da produtora Camera2, é dividido em duas partes: até 1968, quando Orfei vem ao Brasil pela primeira vez, com depoimentos de parentes e amigos da Itália, principalmente da província de Bolonha, sua terra natal. E de 1968, até hoje, quando decidiu radicar-se definitivamente no Brasil criando dois grande complexos de diversão. O Tivoly Park da Lagoa, desativado em 17 de dezembro de 1995, por uma decisão arbitrária e de cunho político, já que depois disso nenhum parque conseguiu sobreviver na cidade maravilhosa, mas sem um parque à sua altura. O Tivoly Park da Lagoa como era conhecido, recebia num domingo, mais de 15.000 pessoas e deveria na época ter sido reconhecido como uma da maravilhas do Rio de janeiro. Ainda hoje recebemos inúmeros depoimentos de fãs do Tivoly, que foram praticamente criados dentro daquela casa, que mandam mensagens de nostalgia e saudade.
Convite para avan-première, no dia 24.
O outro grande empreendimento foi o Circo Internazionale D'Ítalia di Orlando Orfei, que durante 40 anos levou alegria a toda a América Latina e que também como todos os circos no Brasil sofreu com as leis de proibição de animais no circo. Quero aqui dar um depoimento pessoal de quem viveu mais de 10 anos, convivendo com aqueles, que eram nossos companheiros de trabalho, que muitas vezes não tínhamos o pagamento em dia, mas a comida, da melhor qualidade, era comprada para dar para os "animais". Nunca vi um animal ser maltratado no Circo Orlando Orfei, ao contrário. Eram tratados com carinho e amizade. Vi Orlando Orfei ser ferido gravemente em Mogi das Cruzes e voltar à jaula, meses depois, com a mesma serenidade como se nada tivesse acontecido.

O documentário com duração de 88 minutos é, ao mesmo tempo, um tributo a um homem que dedicou sua vida a levar alegria às crianças e ao artista que é um símbolo de excelência em tudo o que fez, apesar de sempre dizer ser autodidata. No caso de Orlando Orfei, a criação era seu dom: empresário, dublê de cinema e televisão, ator, domador, violonista, escritor, publicitário,  um excepcional pintor, com obras expostas em famosas galeria de Roma. Inventor de uma série de inovações do circo moderno, tanto na área técnica, como no dinamismo do espetáculo e marketing circense, aos quais seu sobrinho Federico Orfei, conseguia assimilar e usar de toda a sua arte.
Condecoração entregue pela presidente Dilma Rousseff
Orlando Orfei foi agraciado pela Ordem do Mérito Cultural de 2012, o principal prêmio do Ministério da Cultura do Brasil. Esta comenda vem reconhecer a contribuição do empresário e domador, à cultura brasileira. Orfei faz questão de estender esta homenagem, à sua familia e a todos os que, direta ou indiretamente, fizeram parte do Circo Internazionale D'Itália di Orlando Orfei.
Reservas para assistir à avant-première, neste dia 24, pelo email davidavelargoulart@gmail.com
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário