quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Domingo é dia de circo! E da pré-estreia do documentário de Orlando Orfei

Por David Avelar
Neste domingo, mais de 200 amigos de Orlando Orfei(93), voltaram a ser crianças.
A festa aconteceu na Universidade do Circo, do empresário, ator e trapezista Marcos Frota (57), que promoveu a avant-première do documentário “Orlando Orfei, o homem do circo vivo”. Produzido pela Camera2 do premiado diretor Sylas Andrade, o filme de 85 minutos está divido em duas partes: até 1968, quando Orfei veio ao Brasil, com o Festival Mundial do Circo e os 45 anos de permanência no Brasil. Os depoimentos de irmãos, filhos, sobrinhos e circenses que ainda mantém a tradição do circo vivo na Itália, emocionaram a todos os presentes. Apesar de Orfei ter voltado diversas vezes à terra natal durante estas 4 décadas, nota-se que laços que nunca serão quebrados.
Após a apresentação do documentário, Orfei foi ao picadeiro receber as homenagens dos amigos e parentes.
O cerimonial leu o seguinte texto. - “Crianças, o circo nasceu, vive e viverá sempre por vocês. Este é o legado deste homem, Orlando Orfei, agora eternizado pelo documentário que narra um pouco de sua trajetória. Em nome dele, gostaríamos de agradecer a Herta Orfei, seu eterno amor, a Marcos Frota que um dia voou no trapézio e se apaixonou pelo circo, A Sylas Andrade que teve e coragem de sintetizar a vida de Orfei, em 85 minutos. Como ele diz, teria conteúdo para produzir mais dois filmes. À família, aqui presente, às filhas Isabella e Maurizia, aos netos Charlote, Rafael e Orlando, aos eternos amigos, Antônio Moura, Sandra Avelar, Dina Forlani. 40 anos de amizade. Aos filhos ausentes, Alberto, Mário, Viviane e Gabriela. Enfim, a todos vocês, que tornaram este sonho, realidade, o nosso muito obrigado”-.
Marcos Frota fez questão de apresentar três números do seu espetáculo. Malabares, trapézio e equilíbrio, provocaram um sentimento de nostalgia, e foram elogiados pelo mestre dos picadeiros. 
A alegria contagiante deste amigo dos circos, começa ainda em Guaxupé - MG, sua terra natal, quando por ali passavam os circos. O que para um garoto normal poderia ser apenas um sentimento passageiro, tornou-se realidade para Frota, que, segundo o ator, incentivou o autor da Novela Cambalacho (1993), Ivani Ribeiro, a criar o papel de Tonho da Lua, E para interpretar o personagem, Marcos teve que aprender trapézio. Esse amor é antigo: - O teatro, a televisão e o cinema constituem minha profissão, meu ofício. O circo é meu exercício de cidadania, minha contribuição à continuidade dessa arte milenar em meu país, diz Frota em entrevista à revista cubana, Prensa Latina. 25 anos separam a estreia do  Grande Circo Popular do Brasil, no MAM – Museu de Arte Moderna no Rio, da atual Universidade do Circo, um dos circos mais organizados da atualidade.
Pipoca e refrigerantes não poderiam faltar e foram distribuídos aos convidados.  
A produção informa que em breve o documentário estará nos circuitos de cinema e será lançado em DVD.
Orlando Orfei e dois amigos de Niterói Junior Testahi e Priscyla Farias

Junior Testahi e David Avelar

As trupes da Universidade do Circo, que homenagearam Orlando Orfei

Orlando Orfei e Priscyla Farias

O retorno de Orfei ao picadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário